segunda-feira, 29 de março de 2010

Há quem lhes chame férias...

Novo peso, bem merecido. Claro que depois de tanto chocolate tinha que pagar a factura.
E cá estou eu, "de férias".
Estive na escola das 9.00h às 18.30h, com uma hora para almoço. Reuniões que se estendem por tempos interminaveis para discutir o sexo dos anjos. E agora, que estou em casa, ainda tenho uma catrefada de papelada para preencher. Vai ser outra vez até às tantas para amanhã voltar a passar o dia todo em reuniões.
Mais valia fazer como algumas fazem, que chegam às reuniões e não há problema nenhum com aluno nenhum. Indisciplina não existe, falta de aproveitamento também não. Não há crianças em situações familiares muito preocupantes e que exijam a intervenção de alguém que as possa ajudar. Tudo é uma maravilha porque a professora é fantástica. Se eu quiser fechar os olhos também não vejo problema nenhum.
Poupava imenso tempo e trabalho em papelada e reuniões com pais, CPCJ, psicólogos, Saúde Escolar, Ensino Especial e outros que tal. Mas eu não sou capaz de fingir que não vejo quando uma criança tem um problema e sei que se eu não fizer nada, se calhar, mais ninguém faz.
Inspirada pela Sonhadora (http://meussonhosdoces.blogspot.com/).

Vou dormir

Claro que não acabei. Amanhã logo se vê.

Continuo aqui...

...e venho escrever para não ir comer, pois de ler textos já eu estou farta. Será que isto não acaba?
Por que motivo é que eu deixo sempre tudo para a última?
Hoje não posso comer mais porcarias.
De há umas semanas para cá, emagreço o que tenho que emagrecer até quarta-feira, até sexta mantenho e no fim de semana engordo. Até agora o balanço acaba sempre por ser positivo, de segunda em segunda, que é o meu dia de pesagem, tenho emagrecido, mas desta vez já não acredito nisso. A não ser que a m##da que comi me dê a volta à tripa e em vez de eu acabar o meu trabalho passe a noite na sanita.
Amanhã darei notícias... (amanhã? já é amanhã!)

Stress

E cá estou eu, a estas horas, a corrigir testes.
Quem me manda a mim deixar tudo para a última? Amanhã de manhã há reuniões de avaliação e eu tenho que ter isto visto. Parva, preguiçosa e burra, é o que sou.
Claro que já comi este mundo e o outro.
Ainda tenho várias horas de trabalho pela frente e a despensa cheia de ovos e de amêndoas de chocolate. Vai ser bonito...

sábado, 27 de março de 2010

5 alimentos

Os alimentos que têm sido os meus aliados nesta dieta têm sido:



cereais de pequeno almoço - porque tomar o pequeno almoço foi um hábito que eu tive que adquirir já em adulta. Os cereais são rápidos de preparar e já se tornaram uma rotina.



maçãs - porque comer fruta foi algo que deixei de fazer quando deixei de ter a minha mãe a controlar a minha alimentação. Voltei a comer fruta. As maçãs são uma das coisas que tenho sempre comigo, na minha mala, para onde quer que vá.



sopa - adoro sopa. Foi dos bons hábitos que me ficaram de infância. Como sopa durante todo o ano. Até quando vou de férias levo a panela de pressão e a varinha mágica e isto mesmo antes de ter crianças que me obrigassem a ter sempre sopa. Uma das coisas mais dificeis para mim, nesta dieta, foi deixar de comer a sopa do almoço.


alface - as saladas são uma descoberta relativamente recente. Adoro. E gosto de acompanhar a comida só com alface, sem tempero nenhum.



iogurte - os meus iogurtes preferidos são os sólidos naturais. E são uma coisa que eu como sem culpa.

Frigorífico

Como vêem tem muita porcaria. Não podia faltar a sopa. Os iogurtes que eu como são os sólidos, naturais da activia. Gosto desses porque são menos ácidos e por isso não sinto necessidade de lhes pôr açúcar. Os outros são para o resto da família. Eu não compro produtos light. Posso comprar alguns com menos matéria gorda, mas nunca light. Acho que é melhor comer menos do que andar a comer aspartame. Eu sei que por vezes é impossível evitar, por exemplo nas pastilhas elásticas, que eu não como mas os meus filhos sim, não se encontram sem aspartame, mas só se come às vezes, não é todos os dias.
Eu comecei a reparar nisto do aspartame, porque quando estava grávida o meu médico, para além de todos os outros cuidados alimentares que penso que todos os médicos recomendam, disse-me que não consumisse produtos com aspartame, pois embora houvesse opiniões divergentes, havia vários estudos que mostravam que o seu consumo era extremamente nocivo para a saúde.
Quando fiz uma dieta, acompanhada por uma nutricionista, enquanto estava a amamentar a minha filha, a nutricionista veio-me com a mesma conversa, que pelo menos enquanto estava a amamentar não deveria consumir aspartame, pelo sim, pelo não.
Ora bolas, pelo sim, pelo não? Mas não se sabe se faz mal ou não? Então eu preferi deixar de comprar produtos light. Se repararem, todos os iogurtes light têm aspartame ou edulcorantes e outras tretas dessas. Não sou radical, se for a casa de alguém e for isso que tiverem como, nem digo nada. Se os meus filhos querem pastilhas deixo-os comer. Mas naquelas coisas que comemos todos os dias, como os iogurtes, não. Prefiro não arriscar.
Nas gavetas dos legumes, não se vê bem, mas tenho alface, cenouras, courgete e pêras. Eu gosto de toda a fruta madura, menos das pêras. Só gosto de pêras verdes, por isso guardo-as sempre algumas no frigorífico para não amadurecerem.
Eu sei que há manteiga, maionese, compotas, uma pizza, iogurtes açucarados, sumos, cerveja e muita comida que engorda, mas não é para mim. Pelo menos a intenção é não ser.



Menus de sexta e sábado

Sexta-feira
PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha de água e sal
A - sopa
L - maçã com bolacha de água e sal
J - sopa
Ao longo do dia fui roubando bocadinhos de ovos de chocolate e uma ou outra amêndoa.

Sábado
PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha de água e sal
A - sopa e resto de cheeseburger
L1 - maçã e bolacha de água e sal
L2 - maçã e bolacha de água e sal
J - sopa, 1 colher de sopa de lasanha e salada de alface e cenoura
E sim, também comi chocolate, ovinhos, amêndoas e muito pão com manteiga.

Por isso não espero grandes resultados esta semana.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Menu de quinta feira

PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - salada com alface, frango, ovo, brócolos, e mais qualquer coisa, mas sem molho
L - maçã e bolacha de água e sal
J - sopa o restinho da bolonhesa que a minha filha deixou no prato (só a carne, a massa comeu-a ela)
C - ontem acabou por ser um iogurte, hoje deve ser leite.
Pelo meio comi um daqueles chocolatinhos de laranja da Hussel. Provavelmente ainda vai outro antes de ir dormir.


E mais um dia de cansaço. Estou completamente estoirada. Não me entendam mal, o dia até correu muito bem, mas fartei-me de andar, foram mais de 2 horas :D . Estou a precisar de ir dormir.

Boa noite.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Cansaço

Antes de mais nada quero agradecer os comentários da me..., da Miss Betterme e da Gordura à Formosura, mas não sei o que aconteceu e acho que os rejeitei. Desculpem-me, não foi de propósito, todos os vossos comentários me dão força para continuar nesta luta.
Tenho tido muito trabalho e estou cansada, mas tenho estado a perder peso. Apesar de só fazer o registo do peso uma vez por semana e de a minha intenção ser não estar sempre a pesar-me, não consigo deixar de o fazer todos os dias. Quando perco peso é uma motivação, mas quando aumento, sinto-me um fracasso. Eu sei que isto não é bom, mas não sou capaz de largar a balança. Esta semana tem sido bom...
Como podem ver pelas barras, não tenho cedido ao meu outro vício, a nutella, e resolvi fazer o mesmo para as bolachas com manteiga e para os abdominais. Estou para ver quanto dura.
Vamos aos menus em falta:

22 de Março
PA- leite com cereais
MM – maçã com bolacha de água e sal
A – pescada cozida com alface e cenoura ralada
L1 – iogurte e duas bolachas de água e sal com manteiga
L2 – pêra com bolacha de água e sal
J – leite com cereais
C – 4 bolachas de água e sal com manteiga
Fiz as flexões e os abdominais.

23 de Março
PA – leite com cereais
MM – maçã com bolacha de água e sal
A – febra grelhada com alface e cenoura ralada
L – pêra com bolacha de água e sal
J – 1 douradinho no forno
C – 2 bolachas de água e sal sem manteiga e 1 copo de leite
Fiz as flexões e os abdominais

24 de Março
PA – leite com cereais
MM – maçã com bolacha de água e sal
A – pescada cozida com alface e cenoura ralada
L – maçã com bolacha de água e sal
J – sopa
C – vamos ver
Fiz as flexões e abdominais

A desgraceira dos jantares de segunda e de terça foi porque aqui a preguiçosa não fez sopa. A preguiça (ou cansaço) foi tanta que nem pelos meus filhos o fiz. Mãe desnaturada. E eu que faço sempre questão da sopa. Os miúdos até podem nem comer o resto, mas a sopa e a fruta tem que ser. E ninguém refila (só a mais nova, raramente), já sabem que é assim. E a mim também me faz muita falta a sopa. Sempre a comi, desde bebé, de Inverno ou de Verão, todas as refeições começavam com uma sopa. Algum dos meus hábitos tinha que ser saudável... Como todas as sopas de legumes, não gosto muito de caldo verde e prefiro-as passadas, em puré. Mas como todas. Quando iniciei esta nova dieta, acho que o que mais me custou, foi deixar de comer sopa ao almoço.
Não tenho bebido o chá nem tenho feito o resto do exercício, mas sei que amanhã vou caminhar bastante, seguramente mais do que os 40 minutos.
Estou a pensar tirar um curso (pequeno) ou fazer um workshop sobre maquilhagem. Para além de ter muito pouca, nem sei bem se a aplico como deve ser. Acho que se pudesse experimentar com alguém com mais experiência isso me daria confiança. Eu sei que não exagero, mas fico sempre com medo de parecer uma palhaça. Será que a base está bem posta? E o blush? E tudo o resto. Esta semana havia uma sessão num sítio perto de minha casa, mas era-me impossível ir. Já procurei na net e vi que há muitos sítios onde fazem isso. Acho que vou mesmo escolher um e fazer isso.

segunda-feira, 22 de março de 2010

M**da de Fim de Semana

Apesar de pesar menos 300g (uns míseros 300g) do que na semana passada, na Sexta-feira eu pesava 64,8 Kg.
Ou seja, em dois dias eu engordei 1 KG.

domingo, 21 de março de 2010

Menu de Domingo


Vamos lá ver se consigo explicar a estupidez alimentar que foi o dia de hoje. Os fins de semana são mesmo uma desgraça...

PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - sopa
(estas três refeições foram quase seguidas, com uma hora de intervalo entre cada uma)
Durante toda a tarde fui comendo batatas fritas, bolachas com manteiga, chouriço e smarties
1 hora antes do jantar comi 1 pêra e 1 bolacha de água e sal
J - sopa

Para juntar a tudo isto, com a pilha de testes que tenho para corrigir, o máximo de exercício que fiz foi ir da sala à cozinha.

Nunca pensei dizer isto, mas ainda bem que amanhã é 2ª feira.

Última semana do desafio

E vamos entrar na última semana do desafio. o meu tem sido uma desgraça em termos de exercício. A falta de tempo aliada à preguiça tem sido a desculpa perfeita. Será que vai ser esta semana que isso vai mudar?

TAREFAS DIÁRIAS
- 1.5l de água 2 pontos/dia
- 2 peças de fruta 2 pontos/dia
- 2 chávenas de chá (à escolha) 2 pontos/dia
- salada (pelo menos a uma das refeições) 2 pontos/dia
- Creme (anticelulite/reafirmante) 2 pontos/dia
- Postar menu 2 pontos/dia

TAREFAS SEMANAIS
- 40m de exercício físico 10 pontos/dia
- 30 abs 10 pontos/dia
- 30 flexões 10 pontos/dia
- 10m de pesos (fazer vídeo) 10 pontos/dia

TAREFAS ESPECIAIS
Fechamos o ciclo...
- Comer sopa 5 vezes durante a semana 30 pontos (as 5 vezes)
- Fotografar (ou retirar imagens da net) os vossos 5 alimentos indispensáveis, e qual a relação/benefícios na vossa dieta 30 pontos
- Fotografar o vosso recheio do frigorífico 40 pontos

Selinho da Sonhadora

Recebi este selinho da Sonhadora (http://meussonhosdoces.blogspot.com/).
Muito obrigada.
As regras são:
Indicar para 5 amigas e dizer porque elas te ajudam a não desistir.

As minhas são:
Lilith - http://avidaebelaeacervejaeamarela.blogspot.com/
Gatinha - on a wire - http://recomecodieta.blogspot.com/
Kilos de mim - http://kilosdemim.blogspot.com/
me... - http://avidadec.blogspot.com/
Liliane - http://meuemagrecimentodefinitivo.blogspot.com/
Ana - http://socorroprecisoemagrecer.blogspot.com/

Não imaginam as voltas que dei. É impossível dizer só 5. Há tantas meninas que me ajudam que eu nem sei que nomes pôr. Quem me costuma visitar pode levar o selinho.

Estas meninas ajudam-me a não desistir porque esta partilha de experiências mostra-me que não estou sozinha e que é possível conseguir alcançar este nosso objectivo.

sábado, 20 de março de 2010

E finalmente


Aqui está a foto dos produtos que uso. como vêem é quase nada. E a maquilhagem e os vernizes é raríssimo usar. Normalmente só ponho o creme hidratante na cara e está a andar.
Hoje fartei-me de comer. Vou tentar pôr aqui o menu:
PA - não houve, levantei-me ao meio-dia (quantas mães de três filhos de 2, 5 e 7 anos se podem gabar disso?)
Antes do almoço - maçã e bolacha de água e sal
A - sopa e bife de frango com alface
Durante a tarde fui comendo pão com manteiga e batatas fritas
L? - iogurte e pão com manteiga
L? - maçã e bolacha de água e sal
J - carne assada com molho de natas, arroz e alface
E acabou, que já foi demais.
Amanhã terei que andar na linha e não fazer disparates. Passo a semana à espera do fim de semana, mas para a minha alimentação é terrível.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Bolacha de água e sal

A minha dieta não são só bolachas de água a sal (eu sei que estão a brincar). Mas sempre que eu como fruta, como é um açúcar rápido, tenho que comer uma bolacha. Costumo variar entre a bolacha maria e a bolacha de água e sal, mas como esta semana não podemos (devemos) comer doces, fico-me pelas de água e sal.
E sim, é verdade, gosto de fazer sandes de bolachas de água e sal com manteiga. Agora tenho comido das quadradas e quando as como com manteiga só ponho duas, mas quando comia aquelas redondas (carr´s, não sei se se escreve assim), fazia montes de algumas cinco bolachas intercaladas com manteiga.
Hoje o dia correu melhor. Senti(mos) o apoio da direcção nos problemas que temos tido.
Tive tempo para almoçar, consegui sair a horas, não tive que ficar na escola a tratar de processos, participações, convocatórias e outras m***as. Consegui ir às festas do Dia do Pai dos meus filhos e já tenho os miúdos todos a dormir :D

menu de hoje
PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - salada com alface, cenoura, frango, brócolos, ervilhas, queijo e outras coisas, mas sem molho
L1 - mini fatia de mini pizza, na 1ª festa
L2 - maçã e bolacha de água e sal
J - sopa
C - eu por mim ficava por aqui, mas não sei se serei capaz...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia maluco

Parece que todos estão cada vez mais doidos. hoje nem tempo tive para almoçar.

Menu de hoje:
PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A/L (eram 3h) - iogurte, maçã e bolacha de água e sal
L2 - maçã e bolacha de água e sal
J - sopa
C (ainda vai ser) - leite e bolacha de água e sal

Agora vou dar uma voltinha pelos vossos blogues e a seguir vou para a caminha.

Bjs

Já se nota!!!


Hoje o meu marido ficou de se encontrar comigo. Passou por mim e não parou, fui eu que o chamei. Resposta dele:

- Estás muito mais magra! Nem te reconheci.

quarta-feira, 17 de março de 2010

E se ainda não fui expulsa do desafio...

Vou tentar postar os menus:

Domingo não me lembro.

2ª feira
PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - hamburguer grelhado com alface e iogurte.
L - maçã e bolacha de água e sal
J - sopa
C - sandes de bolacha de água e sal com manteiga

3ª feira
PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - mixordice de pescada com feijão verde, batata, cenoura e espinhas. Iogurte
J - maçã e bolacha de água e sal
E acabou. Por isso é que hoje pesava 65,0Kg

4ª feira
PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - Perna de pato??? (frango não era), cozida com alface. Iogurte
L - maçã e bolacha de água e sal
J - sopa
C - bolachinha de água e sal com manteiga e cheira-me que não fica por aqui.

Exercício e chá não tenho feito. Não tenho tido tempo para nada, nem para comentar os vossos blogues, mas tenho espreitado todos.

domingo, 14 de março de 2010

Balanço da 2ª semana

Comecei a minha segunda semana do desafio muito bem. Decidida a pôr para trás as resistências (preguiça) que tenho em relação ao exercício. No entanto, acho que esta foi uma das semanas mais difíceis por que passei e fui-me muito abaixo. Apesar de já ter passado por escolas com ambientes muito violentos, ter conhecido crianças com vidas indescritíveis, ter feito várias participações e trabalhado em conjunto com o CPCJ, pela primeira vez na minha vida tive que participar uma situação que sabia que daria em processo disciplinar contra um aluno. Custou-me horrores. Chorei muito. Mas estava em causa a segurança de muitas outras crianças e há um ponto em que tem que se traçar um limite. Mas toda esta situação mexeu muito comigo, ao fim e ao cabo, acabo por passar muitas horas com esta criança, todos os dias. Ao fim de alguns anos, embora eu saiba que ele não é meu filho e que faz parte do meu trabalho, há laços afectivos que estão criados. Apesar de não me sentir responsável pelos seus actos, sinto que o traí e ao mesmo tempo sinto uma desilusão enorme por ele ter feito o que fez. O tempo ajudará a sarar as mágoas e Deus há de me ajudar a ajudar aquela criança.
Apesar do desafio não ter corrido bem e de eu ter pontuado pouco (159), já vi que foi uma das pontuações mais baixas da semana, continuo a perder peso. E isso é uma boa notícia.
Agora só em jeito de desabafo. Tenho uma "amiga" que passa a vida a falar mal dos outros. A única conversa que ela tem é para criticar alguém (que não está presente). Tem sempre um motivo de queixa. O preferido dela é criticar outra "amiga" pelo comportamento dos seus filhos e pela falta de vigilância que lhes presta. Ora desta vez o encontro calhou ser em minha casa. Não é que a primeira, a que diz mal de tudo e de todos, chegou, sentou o rabo no sofá e não voltou a levantá-lo enquanto os vândalos dela me destruíam a casa. Tive que passar a tarde atrás deles, sem querer dizer nada, para que não se magoassem nem fizessem grandes estragos. Se não contarmos com as meninas, quem se portou melhor até foram aqueles de quem ela diz mal. Quanto a mim já disse ao meu marido, aqueles putos não voltam a entrar cá em casa. Ele que invente as desculpas que quiser, aqui eles não voltam.
Os meus filhos não são nenhuns santos, portam-se mal como qualquer criança, mas sabem que em casa dos outros têm que ter um comportamento exemplar. E cumprem. E se por acaso tentam fazer das deles, eu ponho-os na linha. Ou eu, ou o meu marido estamos sempre a ver o que eles estão a fazer, assim como os nossos amigos que têm filho fizeram. Aquela gaja, nem quando as coisas se passavam à frente dela, foi capaz de os mandar estar quietos.
Não sei por que nunca tinha reparado nisto, acho que a última vez que estiveram cá tantos miúdos e que estes vieram, pelo menos o mais novo ainda era bebé. Agora compreendo uma situação muito estranha que aconteceu, em que combinámos jantar todos (o nosso grupo de amigos e filhos) e calhou em casa de uma de nós que diz que enviou SMS a convidar e a outra (a dos pirralhos terroristas) diz que não foi porque nunca o recebeu... A que ia fazer o jantar foi mais esperta do que nós todos e eu, quando voltar a calhar-me a mim, farei o mesmo.

Selinhos

Estou atrasada na publicação de dois selinhos que recebi.Este recebi da Gatinha - on a wire (http://recomecodieta.blogspot.com/). Muito obrigada.

Regras: Responder às questões e dedicá-lo as 10 amigas.

Questões:1) Qual o perfume que usam/recomendam?
O que estou a usar agora é o cheap and chic da moschino.

2) Qual o creme de rosto que usam/recomendam?
Vario entre os da La Roche Posay e os da Uriage.
3) Qual o creme anticelulítico/reafirmante que usam/recomendam?
Detesto pôr cremes, confesso que só os ponho durante os desfios.
Estou a usar o termoactivo da skeindor.

4) Qual a espuma de cabelo que usam/recomendam?
Não uso.

5) Quais os vossos rituais de beleza matinais?
Duche, dentes, creme anticelulítico, creme hidratante, escovar o cabelo e está a andar.



Este recebi da Carla (http://2010oanodamudanca.blogspot.com/). Obrigada.
Parece-me que já todas têm estes selos, por isso, ficam para quem os quiser levar.

sábado, 13 de março de 2010

Menu de 6ª feira

PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha
A - salada com vários ingredientes
L - maçã com bolacha
J - arroz com atum
C - copo de leite

Nada de chá nem de exercício.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Surpresa

Ontem à noite, deu-me uma daquelas vontades idiotas que de vez em quanto nos aparecem e fui atacar o resto do bolo que ainda tinha no frigorífico. Coberto e recheado de chantili, e como fui eu que o cobri, a camada era bem grossa. Quilos de smarties por cima, foram os miúdos que as puseram, sem controlo parental adequado, por isso podem imaginar o monte. Para além de ir atacando o bolo aos poucos, porque era só uma fatia fininha (claro que a seguir vinha mais outra), fui intercalando com batatas fritas. Há muito tempo que não tinha uma destas. Vergonha total. Passei a noite cheia de dores de barriga, enjoada e foi bem feita. O que me valeu foi que realmente eu já não estou habituada a abusar na comida. Aquilo deu-me a volta à tripa de tal forma que, de manhã, pesava exactamente a mesma coisa que ontem. 66,0 certinhos. Pesei-me 3 vezes. E passei o dia enjoada, mal disposta, parecia que estava a ressacar. É bem feita, pode ser que aprenda e não volte a repetir.
Esta semana tem sido de doidos. Para além do trabalho acrescido por causa das participações, envolvi-me num projecto novo com os meus alunos que apesar de me estar a dar muito gosto, está também a dar-me muito trabalho. Acho que desde Domingo, não devo ter dormido mais do que duas ou três horas por noite. Não pensem que isto foi tudo porque sou muito trabalhadora. Eu sou é uma parva para quem os problemas que durante o dia não têm a mínima importância, à noite assumem proporções gigantescas. Não durmo a pensar neles. De manhã fico irritada comigo mesmo por não ter dormido, preocupada sem razão. Será que isto faz algum sentido?

Menu do dia
PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha
A - febra grelhada com alface e iogurte
L1 - maçã com bolacha
J - sopa
C - pão com manteiguinha (era só um cantinho e a manteiga era pouca)

Exercício e chá nicles.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Desbunda

Hoje foi o dia da desbunda alimentar. Com festas de anos e muito cansaço, é mais difícil resistir e o exercício foi zero. E eu que tinha começado tão bem a semana...
O trabalho é cada vez mais, pois a juntar ao habitual do final do período, todos os problemas que surgiram implicam participações, relatórios, reuniões e muita papelada.
Vou tentar pôr aqui o meu menu de hoje, de que muito me envergonho, mas um dia não são dias e eu até nem tenho feito o dia dos disparates a que tenho direito. O problema é que já me conheço e sei que o que comi hoje vai estar amanhã bem marcado na balança e vou demorar pelo menos uma semana para recuperar.

PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - era uma misturada de bacalhau desfiado com batata, grão e cenoura e iogurte
L1 - pão de ló coberto de chocolate e smarties
L2 - maçã e bolacha de água e sal
J - frango assado com batatas fritas e pão de ló coberto de chantili e smarties
C - copo de leite

O que nos vale é que o sol voltou. Apesar do frio, já cheira a Primavera.

Um dia de muitas emoções

Estou estoirada. Estou a morrer de sono mas precisava de pôr o menu (se não amanhã já não me lembrava) e contar o meu dia rapidinho.
Antes de mais nada obrigada a todas pelas vossas sugestões. Este fim de semana tenho mesmo que comprar calças, já nem sei o que pareço.

Sem querer entrar em muitos pormenores, na segunda feira, um aluno meu, durante o recreio, fez uma coisa terrível a outro, sujeitando-o a uma imensa humilhação. Participei superiormente. Hoje (para mim ainda é terça), muito a medo, outros alunos contaram-me uma série de humilhações que têm vindo a sofrer, da parte desse mesmo aluno, já há algum tempo. Voltei a participar superiormente.
O que mais me chocou em tudo isto, para além de saber o que crianças de 8 anos são capazes de fazer uma às outras, foi ter-me apercebido que os pais dos miúdos que sofreram agressões não tinham conhecimento das mesmas. Só souberam porque eu lhes contei.
Eu não trabalho numa escola complicada, não trabalho com crianças desfavorecidas, trabalho com meninos informados e bem acompanhados pelos pais. Muito frequentemente falo com eles sobre a necessidade de não esconder nada dos pais, até porque muitos deles têm o seu próprio computador, com acesso à internet e aparentemente, pensei eu, sabiam que há muitos perigos escondidos, quer no computador, quer na vida real. Uma pessoa que aparentemente é um amigo pode não ser. Se não contam o que se passa, só estão a dar mais força ao agressor. Se alguém lhes diz que não podem contar aos pais, é motivo suficiente para o fazerem imediatamente. Isto tudo é discutido frequentemente e cada um deles é capaz de ter este discurso. Mas hoje eu tomei consciência de que quando isto lhes aconteceu, não contaram a ninguém, alguns por medo, outros por vergonha. Fiquei aterrorizada. Como professora e como mãe.
Será que se os meus filhos passarem por uma situação destas também vão ter medo ou vergonha de contar?

Mudando de assunto. Hoje tive a consulta dos dois meses. Se me esquecer da hora que estive à espera, correu lindamente. A balança do consultório marcava menos 10kg. Estou de parabéns. Volto lá daqui a 3 meses.

Menu de 3ª feira:
PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha
A - frango cozido com alface e iogurte
L1 - 2 bolachas
L2 - maçã e bolacha
J - leite com cereais
C - leite

Hoje não houve chá e o exercício foi uma caminhada ao SOL. Nem abdominais, nem flexões, nem pesos.

E depois de organizar o trabalho já são estas lindas horas. Vou dormir. Amanhã visito-vos.
Beijinhos para todas e um grande alerta para quem tem filhos.

terça-feira, 9 de março de 2010

Comprimidos e calças

Depois de nos últimos dias ter feito muitos disparates e estar constantemente a pensar em comida, hoje (apesar de não ter dormido quase nada) passei o dia cheia de energia e só comi porque tinha de ser. Bebi 3 litros de água. Normalmente bebo o litro e meio a que me obrigo e não costuma passar daí. Preparei-me para a bicicleta, mas depois do dia de ontem, doía-me tanto o rabo que desisti. Resolvi fazer um programa de treinos na wii só com a parte da dança , com a duração de meia hora, para fazer com a Lena (5 anos), mas deu a ciumeira à Clarinha (quase 2), que não conseguia acompanhar e voltei a desistir. Resolvi correr, dentro de casa. A minha casa é grande, mas não deixa de ser correr dentro de casa. Parecia uma maluca, com as miúdas atrás. Eu aguentei a meia hora, elas não ;)
Às vezes pergunto-me se as cápsulas que tomo serão todas iguais. Parece que há dias em que me tiram a fome, dão sede e dão energia e há outros dias em que o esforço para resistir à comida é todo meu.
Quando liguei a wii fui editar o meu perfil e tive que tirar 8 kilos ao meu boneco. Eh, eh, eh!

Estou com um problema de calças. Já só tenho duas que me "servem", se eu puser um cinto para não caírem, mas estão a desfazer-se. Umas são da salsa e eu adoro-as. Têm a cintura subida e eu sinto-me muito bem com elas. Outras são da H&M. Não são más, têm a cintura mais baixa, mas sem exageros. Preciso de comprar calças novas, mas não sei onde. Não me apetece estar a pagar umas calças na salsa quando daqui a pouco tempo vão estar largas (há que acreditar). E não sei porquê, na H&M, só às vezes é que há calças com a cintura menos descida e sem brilhantes.

Onde é que eu posso comprar calças de ganga simples, sem a cintura baixa e a um preço razoável?
Por favor, quem souber ajude-me.

Quanto ao menu de hoje:

PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha de água e sal
A - peixe cozido (não sei que peixe era aquele, só sei que estava cheio de espinhas e vinha com couves cozidas que hoje não consegui mesmo comer)
L1 - maçã com bolacha de água e sal
J - sopa
C - chá com bolacha maria

E sim, consegui fazer os 100 abdominais. As flexões e os pesos é que são só os 25.

domingo, 7 de março de 2010

Vitórias, menu e amigas desaparecidas

Eu tinha um cabide cá em casa. Há muito tempo que era um simples cabide. Mas hoje isso mudou. Tirei a tralha toda de cima do cabide, sentei-me nele e disse para mim própria:
- Não paro de pedalar esta coisa enquanto não passarem 30 minutos.
E lá foi, na força mais baixa, mas consegui. Ia morrendo, mas consegui. As calorias gastas não chegaram às 230. Será que vale a pena o esforço? Eu devo ser a pessoa mais preguiçosa que conheço.
E os abdominais fiz 100. E vou passar a fazer sempre 100. Isso é que já não me custou tanto.
As flexões e os pesos custam-me muito, fiquei-me pelo mínimo para poder pontuar.

Menu de hoje:

PA - nada, acordei tarde
MM - maçã com bolacha de água e sal
A - sopa e uma fatia de carne assada com alface
L1 - 2 drost de laranja :(
L2 - iogurte natural e 3 bolachas maria
L3 - maçã e bolacha de água e sal
J - sopa e 5 batatas fritas :(
C - copo de leite e bolacha maria (ainda não aconteceu, mas vai acontecer)

Hoje a missa foi animada por um grupo de jovens que está a fazer a preparação para o Crisma. Levaram para o altar uma caixinha com os nomes dos seus colegas de catequese que ao longo dos anos foram deixando de aparecer, desistiram de pertencer à nossa comunidade e que não sabem por que motivos ou por onde andam. Eram os nomes de outros jovens como eles, por quem eles rezavam e que também pediram que fossem incluídos nas nossas orações. Eu achei este gesto lindíssimo.
Eu sei que não ando nisto dos blogues há muito tempo, mas também sinto muito a falta de algumas amigas de quem não tenho notícias há algum tempo. Principalmente da me... (http://avidadec.blogspot.com/), que não dá notícias desde 7 de Fevereiro e da Sílvia (http://beyondmysweetestdreams.blogspot.com/) que também não posta desde 20 de Janeiro. Gostava muito de saber delas.

Tarefas da semana

Tarefas diárias
- 1.5l de água 2 pontos
- 2 peças de fruta por dia 2 pontos
- Creme reafirmante ou anticelulite 2 pontos
- 2 chavenas de chá 2 pontos
- Salada (no minimo) a uma das refeiçoes 2 pontos
- Publicar o menu do dia 2 pontos

Tarefas semanais
- 30m de exercicio físico (mais uma vez ao critério de cada uma) 10 pontos dia
- 25 abs 5 pontos dia
- 25 flexoes (pode ser de joelhos) 5 pontos dia
- Exercicios com pesos 5 pontos dia

Tarefa especial
- Esta semana eu vou comer uma ceia 5 pontos dia

- O desafio é fotografarem um prato (almoço ou jantar) feito por vós, mas com uma apresentaçao gourmet! ;) 30 pontos.

Início da 2ª semana

Hoje começa a segunda semana do desafio.
Tenho que fazer uma correcção ao menu de ontem. Havia cá em casa umas mini queijadinhas de laranja e eu não resisti a levar uma comigo para a cama.
Por isso, o meu desafio pessoal para esta semana vai ser fazer uma ceia todos os dias. Acho que se tiver uma ceia programada evito estes disparates todos. O meu plano alimentar inclui uma, eu é que tento evitá-la para comer menos mas depois dá sempre asneira.

sábado, 6 de março de 2010

Último dia do desafio e menu

Hoje é o último dia da 1ª semana do desafio. É o segundo desafio em que eu participo e acho que são sempre positivos. Tenho que me empenhar mais no exercício físico, vou tentar.

Vou pôr já o menu do dia, se houver alterações eu depois corrijo.


PA - não tomei, acordei tarde
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - sopa + bife de frango com salada
L1 - iogurte natural e 2 bolachas Maria
L2 - maçã e bolacha de água e sal
J - sopa

Selo

Recebi este selo da Ana (http://socorroprecisoemagrecer.blogspot.com/) e da Carla (http://2010oanodamudanca.blogspot.com/). Muito obrigada às duas.

E vou passá-lo a 10 blogueiras dedicadas.

Erase Pounds - http://erasepounds.blogspot.com/
Su - http://desafiosdeumavida.blogspot.com/
Kilos de mim - http://kilosdemim.blogspot.com/
Cris - http://opecadinhodacris.blogspot.com/
Miss Betterme - http://misselegancejournal.blogspot.com/
Gatinha - http://recomecodieta.blogspot.com/
Lilith - http://avidaebelaeacervejaeamarela.blogspot.com/
Giovanna - http://wwwporcarosa.blogspot.com/
Liliane - http://meuemagrecimentodefinitivo.blogspot.com/
Butterffly - http://fofinhasmile.blogspot.com/

Mas quem quiser pode levar. Bjs

sexta-feira, 5 de março de 2010

Menu do dia (actualizado)

PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - peixe espada grelhado com salada
1 bolacha recheada com doce de ovos
L - maçã com bolacha de água e sal
J - sopa

E fica por aqui. Até ir para a cama só água ou chá.

Actualização:
C1 - 2 tostas com philadelphia
C2 - massa fria com queijo e fiambre, directamente do tupperwere, escondida atrás da porta do frigorífico (vergonha, vergonha)

Bolachinhas recheadas de doce de ovos

O meu irmão faz anos hoje e era para ir almoçar a casa da minha mãe. Como eu estava em casa com a pequenina doente (acho que já está boa, mas com este tempo não convém sair) o almoço foi transferido para aqui.
Correu tudo bem, a minha mãe sabe que estou nesta luta e apoia-me a 100%. Peixe espada grelhado com batata cozida e salada. Não comi a batata.
No fim não havia bolo de anos, havia umas bolachas feitas com uma massa tipo areias mas também com noz moída, muito fininhas. Cada bolacha tinha uma camada de doce de ovos e era coberta por outra bolacha. Tive que provar uma, a minha mãe tinha passado a manhã a fazê-las e valeu o seu esforço. Acho que foi dos melhores doces que já comi. Que delícia. Eu podia era ter só provado ou comido apenas metade, já que as bolachas eram grandes, mas não consegui. Bem, agora já está e soube-me a pato. Depois fiquei feliz com uma coisa parva. Fiquei cheia de dores de barriga. Mas essas dores de barriga só querem dizer que eu já não estou habituada a comer doces ou alimentos tão gordurosos. É um bom sinal.

Pedicure caseira e algumas constatações

Bom dia. Hoje lá fiz a minha pedicure caseira e com ela cheguei a algumas conclusões. A primeira é que não tenho mesmo jeitinho nenhum para isto. Também verifiquei que estou gorda, velha e em baixo de forma. Que dificuldade para chegar aos meus pés. Normalmente corto as unhas e pronto, já está, não me demoro muito sobre eles. No Verão faço isto fora de casa uma, no máximo duas vezes por ano, pois morro de cocegas nos pés. Ninguém me pode tocar neles e é sempre um sacrifício.
Por último, achei que era mais fácil tirar a foto com a câmara do computador, pois ficava logo guardada mas não imaginam a ginástica que tive que fazer para virar o computador ao contrário e contorcer-me toda para perceber para onde é que estava a apontar.
Mas pronto, já está.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Quinta-feira

Passei o dia todo em casa, por causa da Clarinha, mas ela já está bastante melhor. Esteve o dia todo sem febre, só agora é que subiu um pouquinho.
Por isso, o dia de hoje foi o máximo do sedentarismo. Até tenho medo de me pesar. O que vale é que a alimentação (se não descambar agora), foi boa. Então vamos lá ao menu do dia:

PA - leite com cereais
MM - clementina com bolacha de água e sal
A - sopa
L1 - iogurte natural com 2 bolachas de água e sal (pus manteiguinha, feia, feia)
L2 - pêra com bolacha de água e sal
J - sopa

E espero que fique por aqui, pois com o que mexi hoje o meu consumo de calorias deve estar perto do zero.Copiei este selo do blog da Ana (http://socorroprecisoemagrecer.blogspot.com/). Não tem regras. É para quem o quiser levar.

Selo adiado


A Ana http://socorroprecisoemagrecer.blogspot.com/ deu-me um selinho já há algum tempo. Obrigada Ana.

Mas eu tenho vindo a adiar a resposta porque elas são muito difíceis para mim, mas vou tentar fazer o melhor que conseguir.

1. Qual a sua marca de maquilhagem nacional preferida?
Não conheço nenhuma.
2. Qual a sua marca de maquilhagem internacional preferida?
Não é a questão de ser preferida. Foi o que me impingiram na farmácia. Tenho alguma coisa da la-roche-posay (nem sei se é assim que se escreve) e tenho um baton de que gosto muito da Cristian Dior.
3. Qual o seu perfume predilecto?
Agora tenho usado o cheap and chic.
4. Esmalte nude ou colorido?
Tanto gosto dos brancos como dos vermelhos. Mas é raríssimo pintar as unhas.

5. Melhor compra de cosméticos e/ou maquilhagem?
Como eu já disse, é o que me impingem na farmácia.
6.Pior compra de cosméticos e/ou maquilhagem?
Não sei se as compras são más ou se eu é que não sei usar. A primeira vez que consegui pintar as unhas em casa e deixá-las minimamente apresentáveis foi com os vernizes da borjois que só se passa uma vez e que secam logo. Com todos os outros foi pôr para tirar logo a seguir.
Deixem-me só explicar a história da farmácia. Eu compro muitos desse artigos na farmácia porque eles têm um cartão em que ao fim de 200 ou 250 euros, não me lembro, em compras de perfumaria, cremes, maquilhagem, etc., oferecem 35 euros em produtos. Não tenho nenhum problema com supermercados.
Eu não uso maquilhagem nenhuma no meu dia a dia, só o creme hidratante. Maquilhagem só em ocasiões especiais. Mas no outro dia, numa conversa entre colegas, decidimos experimentar começar a usar maquilhagem, só para ver a reacção dos maridos. Alguns nem repararam. O meu reparou e ficou bastante intrigado. Entre namoro e casamento, estamos juntos há 17 anos e pela primeira vez senti ali um certo ciúme. Não nego que gostei, mas ao fim de algumas vezes deixou de reparar. A conclusão a que todas as participantes (três) desta experiência chegaram foi que as mulheres reparavam mais do que os homens. Tivemos sempre comentários muito simpáticos, mas com a correria que as minhas manhãs costumam ser, não sei se isto irá durar muito.

Menú de 4ª feira

Antes de mais nada quero agradecer todos os comentários e desejos de melhoras que me deixaram. Apesar de não nos conhecermos pessoalmente, vamos criando laços de amizade entre nós e é isso que nos ajuda a enfrentar o dia a dia.
A minha princesa está melhor. Já consegui que comesse um bocadinho ao jantar e a febre já baixa só com o ben-u-ron, já não preciso de intervalar com o brufen.

Agora vamos a regimes alimentares. Hoje de manhã pesava uns belos 67,0 kg, mas por estar em casa, sem me mexer e com muita comida à disposição, o dia não correu pelo melhor.
PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha de água e sal
A - sopa de legumes
L1 (que começou por volta das 16 e se prolongou até às 19) - colherinhas roubadas do boião da nutella (pensava que isto já estava ultrapassado) e bolachas (VÁRIAS) de água e sal com manteiga
L2 - maçã com bolacha de água e sal
J - sopa

quarta-feira, 3 de março de 2010

Passeio pela burocracia portuguesa

E como eu já sabia, hoje teria que ir ao centro de saúde buscar um atestado, porque em Portugal temos médicos sérios, como a minha médica de família, que diz sempre a verdade e todos os atestados que passa são verdadeiros e cada vez que de lá saio trago uma receita de meio metro com 10 medicamentos diferentes para dar ao miúdo que estiver doente, entre eles anti-histaminicos, anti-inflamatórios, 2 antibióticos diferentes e outros tantos que eu nem sei para que servem (e que nunca chego a comprar). Mas também temos médicos a brincar, que fingem que percebem alguma coisa de medicina, que só prescrevem antibióticos quando é mesmo necessário e que de há uns dois anos para cá passaram a dizer mentiras horrorosas nos atestados médicos que passavam.
Tenho a dizer que o meu centro de saúde está mais organizado. A senhora doutora até me atendeu (eu estava com esperança que me deixassem deixar a declaração do outro médico na secretaria e ir lá depois buscar o atestado). E em duas horas já estava de volta a casa com a tal receita de 10 medicamentos (já está no lixo) e com o tal papel que me permite não mandar a minha filha para a escola com 39º de febre ou como alternativa, deixá-la sozinha em casa. Graças ao nosso governo, lá fui eu tirar a vez a quem realmente precisava de uma consulta e sujeitar a miúda a ir para a rua doente.
Por acaso, desta vez, a miúda nem tinha sido vista pelo pediatra dela, que estava doente, mas foi vista por um bom profissional, que agiu como o outro costuma fazer.
Eu nem tenho que passar por isto muitas vezes, pois tenho a minha mãe e o meu marido com um horário bastante flexível e apesar dos miúdos irem ficando doentes (são 3, no Inverno há sempre um com qualquer coisa), é muito raro eu faltar ao serviço. Mas desta vez teve que ser e sempre que tem que ser, é este Carnaval. Melhor ainda, no centro de saúde temos que começar por marcar consulta para o miúdo doente, a médica pode autorizar ou não a marcação (desta vez autorizou, da última, já foi em 2008, na secretaria disseram logo que não, nem lhe perguntaram e tive que fazer um escabeche, estava eu muito grávida, com duas crianças de 2 e 5 anos e nem sequer perguntavam à médica?). Depois esperamos, esperamos e vamos à consulta da criança e se tiver que ficar em casa, a médica autoriza a marcação para uma consulta para a mãe. Depois voltamos para a fila da secretaria (geralmente com os miúdos doentes, mal dispostos e a precisar de cama) e marcamos a consulta da mãe. Depois esperamos, esperamos, somos novamente chamados para a médica passar o atestado que como é passado à mãe, só o pode fazer depois do computador saber que a mãe também tem consulta.
Desta vez, depois de eu muito insistir e de fazer a senhora da secretaria ver que a miúda estava a arder em febre e que era óbvio que ia precisar de ficar em casa com alguém, ela lá acedeu a marcar logo a minha consulta também.
Quando eu estava grávida do meu primeiro filho, trabalhava no privado e por isso, o meu obstetra não me podia passar nem sequer as requisições de exames ou análises. Ou seja, eu ia à consulta com o meu médico (geralmente conseguia marcar fora do meu horário de trabalho), mas depois, faltava um dia inteiro à escola para ir pedir as requisições à médica de família, porque na altura, no meu centro de saúde, só havia consultas do dia, não era possível marcar com antecedência. Essas consultas tinham que ser marcadas no próprio dia de manhã, mas a médica só dava consultas à tarde. Como eu trabalhava longe de casa, era um dia inteiro de trabalho perdido.
Desculpem o desabafo e o tamanho do post mas acho esta situação absolutamente ridícula.

terça-feira, 2 de março de 2010

Dia de hoje, menu, desafio

O dia de hoje correu muito bem até telefonarem da escola a dizer que a Clarinha estava com 39,5 e que havia vários meninos com escarlatina. Ela queixava-se de dores de garganta e de barriga. Telefonei para o pediatra deles, mas estava doente (os médicos também têm direito a estar doentes). Eu sei que a escarlatina não é drama nenhum, já tive alunos que tiveram, mas ela tinha vomitado o almoço, não comia nada, a febre não baixava e ele chorava agarrada à garganta, eu quis que ela fosse vista. Fomos à Clínica do Parque dos Poetas. Eu já lá tenho ido fazer exames. Ainda esperei um bom bocado, mas adorei o médico. Como eu já esperava não passam atestados, só a declaração para a minha romaria de amanhã ao centro de saúde, mas estão a negociar um acordo com a ADSE e quando isso acontecer, em princípio já podem passar. Como a miúda também tem ADSE em vez de 75€ só paguei 50€.
Se de Domingo para segunda engordei 400g, de segunda para 3ª emagreci 500g. Mas com esta ida à Clínica nem abdominais, nem flexões, nem sopa. Vou tentar escrever o meu menu de hoje:

PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha de água e sal
A - pescada com alface
L - maçã com bolacha de água e sal
A partir daqui foram bolachas de água e sal e línguas de gato, mas sem exageros. Quando cheguei a casa já não me apeteceu nada, foi só chá.

Espero conseguir resolver tudo no centro de saúde, amanhã.
Espero que o meu bebé melhore depressa.
E lá se foi a minha grevezita de 5ªfeira...

segunda-feira, 1 de março de 2010

Menu

Então vamos lá ao menu:

PA - leite com cereais
MM - maçã e bolacha de água e sal
A - hamburguer grelhado com alface e iogurte
L - clementina e bolacha de água e sal
J - sopa
C - 2 bolachas de água e sal

A recaída (num espírito de optimismo)

Ontem à noite ataquei a despensa. Foi nutella, foi um resto de batatas fritas, foram bolachas com manteiga. Foi tudo o que não devia ser.
Resultado:
ela primeira vez desde que iniciei esta dieta, engordei. Engordei 400g de ontem para hoje.
Eu sei que assim como vieram, também vão e que o saldo da semana continua positivo, apesar de só ter perdido 400g, perdi, não engordei.
E hoje esteve um sol lindo. E hoje é dos dias em que saio mais cedo (já saí). E amanhã a minha grande dor de cabeça vai faltar a tarde toda (e amanhã o dia é dos grandes). E esta semana tem uma folga pelo meio (dia 4). E amanhã vou pesar menos um bocadinho do que hoje.