segunda-feira, 31 de maio de 2010

Uma semana que começa e Dia 19

E porque vai começar mais uma semana. E porque essa semana vai ser bela e com feriados. E porque eu já devia estar a dormir e não estou. E porque amanhã é dia de pesagem e comi que nem uma alarve este fim de semana...
O que vale é que a música de hoje é esta e faz-me mesmo rir e recordar momentos felizes.

Day 19 - A song that makes you laugh (Uma canção que te faz rir)
Melô do Marinheiro – Paralamas do Sucesso

domingo, 30 de maio de 2010

Selo

Recebi este selinho da minha querida amiga Sonhadora.

Regras
1º) Postar o selinho


2º) Postar 3 lembranças muito fofas da sua infância

- Quando íamos passar o Natal em casa dos meus avós. O meu avô ainda era vivo e éramos mesmo muitos, entre miúdos e graúdos. Às tantas reparávamos que o Pai natal tinha chegado e acreditávamos mesmo.

- Quando passava um fim de semana em casa dos meus outros avós. Eles mimavam-me até não poder mais.

- Minha Mãe. Foi a lembrança mais doce da minha infância. E continua a ser o exemplo mais doce e mais forte da minha vida.

3º) Indicar 6 Blogs muito fofo

Indico para todas as que por aqui passam e que me têm ajudado nesta luta.

Dia 18 e Tudo na mesma

Pois é. Tudo na mesma como a lesma. Nem vale a pena estar aqui a queixar-me do mesmo de sempre (ai, estou muito cansada... ai, pobre de mim... ai, que tenho insónias... ai, que precisava de dormir... ai, que não tenho tempo para fazer todo o trabalho da escola... ai, que chego a casa e continuo a trabalhar...)
Com tanto ai que devo dizer ao longo do dia, dei com a minha filha mais nova (que apesar de ter 2 anos, falar está quieto), a olhar para mim e a dizer "ai..." Deve ser o que mais me ouve.
Deixem lá. Eu sou assim mas sou feliz.
Tenho uma nova teoria para as minhas insónias. Acho que não consigo dormir porque, quando todos se deitam, é que eu consigo ter um tempo só para MIM.

Day 18 - A song that you want to play at your funeral (Uma canção que queres que toque no teu funeral)
Não sei se quero músicas no meu funeral. Quero é toda a gente a chorar, inconsolável com a minha falta. Todos a dizer ai, pobre coitada... ai, como é que vamos viver sem ela... ai, vou sentir tanto a sua falta...
Mas se tiver que escolher uma:




ou então:

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Planear e Dia 17

Planear? Pois, pois...
Tão planeado que fiz as mochilas da natação na 2ª feira. Hoje de manhã, quando ia sair de casa com elas, feliz da vida com a minha capacidade de organização, estavam vazias.
Resposta do marido:
- Eu vi as mochilas cheias, pensei que te tinhas esquecido de pôr a roupa a lavar na semana passada e eu pus eu.
Mais valia ter estado quieta, escusava de ter tido que inventar toalhas secas e fatos de banho hoje de manhã.

Há bocado adormeci no sofá. Acordei e o meu primeiro impulso foi atacar a despensa. E ataquei. Foram batatas fritas e M&M´s. Estúpida, burra, gorda. Resta-me o consolo da ilusão de acreditar que já só faço isso a dormir. se estivesse na plena capacidade das minhas faculdades mentais não o teria feito.

Day 17 - A song that you want to play at your wedding (Uma canção que queres que toque no teu casamento)
O casamento já foi, mas...

It's got to be perfect-Fairground attraction

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Água e Dia 16

Água. Preciso de beber mais água. Sempre tive que me forçar a beber água, mas chegava ao fim do dia com o litro e meio bebido, às vezes mais. Agora não.
Vai ser o meu objectivo da semana. Beber 2 litros de água por dia. Tem que ser.
De resto tudo corre bem. Muito trabalho, muito cansaço e pouco descanso. Mas estou feliz. Feliz pelo peso alcançado. Feliz por o ano estar a terminar. Feliz por ver os meus meninos crescidos, quase a deixarem-me (feliz, mas com a lágrima ao canto do olho). Acho que criámos uma relação muito boa e está a custar-me pensar que está a chegar ao fim, por outro lado sinto muito orgulho neles e tenho comigo a sensação de dever cumprido.

Day 16 - A song that you listen to when you’re sad (Uma canção que ouves quando estás triste)Aerosmith - I Don't Wanna Miss a Thing


segunda-feira, 24 de maio de 2010

10 pequenas coisas que poderiam melhorar a minha vida e DIA 15

1. Lavar a cara e pôr creme todas as noites, mesmo que não tenha usado maquilhagem.

2. Pôr a data nas quinhentas caixas com restinhos de arroz que tenho no frigorífico e que acabam por ir todas para o lixo porque não sei há quanto tempo lá estão.

3. Arrumar a roupa engomada nos armários nos dias em que vem a mulher a dias e não deixar o monte para arrumar no dia em que ela volta, de manhã.

4. Deixar a casa arrumada antes de me deitar.

5. Preparar as mochilas para a natação dos miúdos, na véspera e não no próprio dia de manhã.

6. Deixar comida a descongelar para o jantar, de manhã e não estar a descongelá-la à pressa no micro-ondas ou a recorrer a comida de fora.

7. Chegar às 12.30h com um litro de água bebido e às 15.30 com 1,5 l.

8. Levantar-me a horas decentes ao fim de semana.

9. Não passar o fim de semana a saltar refeições com medo de engordar e a não resistir a comer porcarias porque não comi a horas e decentemente.

10. Não fazer plantações para menos de 2 dias e não achar que tenho que tomar conta da quinta do meu filho.

Day 15 - A song that you listen to when you’re happy (Uma canção que ouves quando estás feliz)
Chico Buarque - A Banda

sábado, 22 de maio de 2010

Sucesso e Retrocesso

Hoje vi um número na balança que já não via há mais de dez anos. Vi o 5 na casa das dezenas!!! Pesava 59 e já não me lembro quanto (ando mesmo taralhouca). Nem queria acreditar. Eu sei que ainda estou com excesso de peso, mas estou cada vez mais perto de chegar a um IMC normal.
Este foi o sucesso.
O retrocesso foi em relação ao desafio da Lilith, das músicas. Claro que estou atrasadíssima. Mas mesmo assim quis voltar atrás. Acho que o que tem transparecido de mim neste blogue é que eu estou muito em baixo, que sinto que tudo é mau e me sinto infeliz. Isso não é nada verdade. É verdade que eu ando muito cansada, com excesso de trabalho (só esta semana tive 4 reuniões e só uma é que acabou antes das oito da noite), é verdade que os problemas (muito graves) de algumas pessoas que estão perto de mim me afectam. Mas eu não sou assim. Eu sou uma pessoa alegre. Tenho três filhos maravilhosos. Um marido que amo muito. Uma família e amigos que me apoiam. Um bom ambiente de trabalho. Adoro a minha profissão. E todos os dias vou ter com os meus alunos com muita alegria.
Todos os dias eu dou graças a Deus pelo que tenho e todos os dias eu me sinto abençoada. Cansada, mas abençoada.
Então, e sem querer parecer muito beata, vou pôr aqui a letra da música que me define. Não encontrei a música para pôr aqui, mas esta música faz aquilo que eu faço todos os dias. Agradeço a minha vida e o que Deus me deu.

Day 12 - A song that describes you (Uma canção que te descreve)

Senhor, graças Vos dou por toda a luz

1. Senhor, graças Vos dou por toda a luz.
Graças Vos dou por todo o amor.
Pelo céu, pela terra mil graças Vou dou, Senhor.

2. Senhor, graças pelo calor do sol,
Graças pelo fragor do mar;
Pela neve do monte onde o vento passa a cantar.

3. Senhor, graças pelo trigo a crescer.
Graças pela vida a nascer.
Graças pelo que a minha alma sente e Vos quer dizer.

4. Senhor, graças por esta refeição.
Por este Vinho e este Pão.
E por todos os homens de quem nós somos irmãos.

5. Senhor, graças por este belo dia!
Vamos viver como cristãos
Ajudai-nos a amar-Vos e a todos como irmãos.

sábado, 15 de maio de 2010

Batota

Estava tão cansada que adormeci no sofá antes das nove da noite e ferrei até às 2. Claro que depois de dormir 5 horas, mais do que tenho andado a dormir por noite, prevejo uma bela insónia com muitas idas à cozinha.
A Clarinha começou hoje a tirar as fraldas. Já me tinha esquecido como era. Tirei os tapetes do chão e passei o fim de tarde a mudar-lhe a roupa. Na escola fez sempre na sanita, claro que a parte má ia ter que sobrar para mim. Mas agora é sempre a melhorar.

menu de 6ª feira
PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha
A - salada com vários ingredientes
L - maçã com bolacha
J/C - bolachas com manteiga e vamos ver o que mais...

Agora vamos à batota. Não consigo apontar uma música que me descreva e não tenho um álbum preferido, por isso salto para o dia 14.

Day 14 - A song that you listen to when you’re angry (Uma canção que ouves quando estás zangada)

The Clash - Should I stay or should I go

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ainda estou viva e dia 11

Tenho andado desaparecida. Nem tenho tido tempo para espreitar os vossos blogues. A vida às vezes complica-se. Desta vez não foi a minha mas foi a de quem precisou de mim.
Já trabalhei em meios muito desfavorecidos, muito complicados, nunca pensei que fosse nesta altura da minha vida, em que estou num sítio, teoricamente, sem problemas sociais, que a minha presença fosse tão necessária para resolver problemas imediatos, graves e para apoiar algumas crianças. Talvez porque de facto os casos graves não são muitos, quando acontecem, evidenciam-se. Noutros sítios, isto era o dia a dia e já era uma rotina. Pouco podíamos fazer e havia já técnicos a tomar conta das situações.
Deixei-me envolver demais. Sofri, chorei, estou exausta, mas estou de consciência tranquila. Tive ajuda quando a pedi. Sei que o que fiz foi o correcto. Não podia fechar os olhos e fingir que não via. Tinha que ter a certeza que tudo iria ficar bem, dentro do possível (espero que fique).

Falando de coisas mais alegres. No baptizado só ouvi elogios. E é incrível como a nós próprios mudamos quando nos sentimos melhor na nossa pele. Pela primeira vez, desde há muito tempo, não estive numa festa a tentar parecer despercebida. Conversei, diverti-me, senti-me bem.
O desafio ficou um pouco para trás e por isso não vou pontuar na tarefa dos alimentos.

Quanto às músicas, também se atrasaram.
Sei que a música que escolhi foi cantada há pouco tempo num programa de televisão, mas quando saiu, foi uma música que me ficou no ouvido. Não me saía da cabeça e eu fui a correr comprar o CD. Deve ter sido em 2000. No meu grupo de amigos, acharam que aquela música era uma cena muito marada. Não gostaram e acharam estranho que eu gostasse e que ainda tivesse gasto dinheiro nela. É uma música que ainda hoje me arrepia.
Day 11 - A song that no one would expect you to love (Uma canção que ninguém esperaria que gostasses)

Ouvi Dizer - Ornatos Violeta

sexta-feira, 7 de maio de 2010

SEXTA - FEIRA e dia 10

Mais uma semana que acaba.
Sinto-me completamente estoirada. Precisava de passar um fim de semana inteiro a dormir, mas não vai poder ser. Amanhã temos um baptizado e vamos passar o fim de semana fora.
Não vou descansar mas vou espairecer. Tenho que ver o lado positivo. Acho que amanhã não vou ter que me levantar muito cedo e vou tentar não me deitar muito tarde hoje (como se fosse possível). Até resolvi ir hoje ao cabeleireiro para poder dormir mais qualquer coisa de manhã. Estou para ver o resultado... Estou-me nas tintas. Já perdi mais de 17 kilos e vou sentir-me fabulosa, penteada ou despenteada.

Menu de 6ª feira
PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha
A - salada com várias coisas
L - maçã e pão com manteiguinha
J - sopa e os cogumelos da pizza (que os meus filhos põem de lado e o queijo tostadinho que se vai puxando das bordas e mais valia ter estado quieta. Quatro quadradinhos de chocolate.
C - Nos meus planos não vai haver, mas ontem também não ia haver e houve muita bolachinha com manteiga.

Mais uma vez, acessórios, zero.

Day 10 - A song from your favorite band (Uma canção da tua banda favorita)
O Homem do Leme - Xutos



Não tenho uma banda favorita. Gosto muito, muito de Xutos. Tanto desta música como de outras menos suaves. Mas já há alguns dias que esta música não me sai da cabeça, por isso aproveito o pretexto para aqui a deixar.

Lilith, amiga, perante o que tu disseste não tenho como dizer que não. O sentimento é mutuo. Conta comigo, lá estarei.

A vida continua

É verdade. A vida continua e eu tenho o privilégio de ter três filhos maravilhosos e de trabalhar com crianças todos os dias, o que me obriga a estar disponível e num ambiente alegre e bem disposto. Felizmente, este ano, quase todos os meus alunos são meninos e meninas felizes, bem integrados e amados pelas suas famílias. É impossível estar com eles e não me deixar contagiar pela sua alegria.

Menu de 4ª feira
PA - leite e cereais
MM - maçã e bolacha
A - bacalhau cozido com cenoura, feijão frade, batata e alface e iogurte
L - maçã e bolacha
J - sopa

Menu de 5ª feira
PA - leite e cereais
MM - maçã e bolacha
A - febras grelhadas com alface e cenoura ralada e iogurte
L - maçã e bolacha
J - sopa

Hoje andei muito, mais de 30 minutos, mas o resto do exercício não tem acontecido.
Hoje também pus uns brincos.

Day 09 - A song that makes you fall asleep (Uma canção que te faz adormecer)

Assim sem você – Adriana Calcanhoto

Não é por achar a música aborrecida, eu adoro esta música. É uma música que me acalma.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Tristezas, menus e músicas

Às vezes acontecem coisas más. E apesar de não terem acontecido comigo, nem com ninguém da minha família, estão a acontecer a pessoas que me são muito próximas. Uma dessas coisas está a acontecer a uma aluna e não tem remédio. Outras duas coisas estão a acontecer a uma grande amiga e se uma também não tem remédio, para a outra só existe uma réstia de esperança, ou talvez a ilusão de quem não quer acreditar que a vida pode ser tão injusta. E para mim, só a morte não tem remédio.
É inevitável que me deixe levar pelos sentimentos que rodeiam essas pessoas que me são queridas, seja por as sentir devastadas, seja por aquele egoísmo natural, que todos temos nestes momentos e que nos faz sentir culpados por o ter, que nos leva a lembrar momentos semelhantes por que passámos e que queremos esquecer.

Momentos como este também me fazem perceber que devemos aproveitar cada momento de felicidade HOJE. Não podemos esperar por amanhã. Temos que usufruir de quem amamos HOJE. Amanhã podemos não os ter connosco.
É nestes momentos que percebemos que a vida é muito frágil e efémera, seja nos idosos, nos adultos ou nas crianças.

menu de 2ª feira
PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha
A - salmão cozido com cenoura e iogurte
L - maçã com bolacha
J - sopa

menu de 3ª feira
PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha
A - frango cozido com alface e cenoura ralada e iogurte
L - maçã e pão com manteiga
J - sopa
C - ?

Entretanto deixei atrasar o desafio das músicas. E apesar de hoje não me apetecer nada dançar, já fiz a escolha de quase todas as músicas há algum tempo, por isso cá vai.

Day 08 - A song that you can dance to (Uma canção que te faz dançar)

Sleeping my day away - D.A.D.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia 7

Day 07 - A song that reminds you of a certain event (Uma canção que te lembra de um determinado acontecimento
Beds are burning – Midnight Oil



Acho que já perceberam que eu gosto é de rock. Se calhar não cresci. Foi a música da minha juventude e continua a ser a música que me faz sentir viva.
Esta música lembra-me da altura em que comecei a namorar com o meu marido.

Dia da Mãe

Espero que todas as Mães tenham tido um excelente dia. Eu tive.
Comecei por me pesar: 61,4 Kg :D Aos anos que eu não pesava isto. Já sei que a pesagem de amanhã não deve ser tão generosa, pois hoje fartei-me de comer.
Almoço com a sogra. Jantar com a minha Mãe. e sempre com os meus amores.

O acessório de hoje foi uma pregadeira linda que o filhote fez na escola.

Menu de Domingo
PA - acordei tarde e como tinha que ir à missa ao meio-dia, não tive tempo
Antes do almoço - maçã com bolacha
A - chinês - galinha na chapa, chau min de gambas e arroz chau-chau
L - maçã com bolacha
J - sopa
Sobremesa - profiteroles, comi três, bem regados com chocolate e recheados com chantilli
C - ainda sobrou um brigadeiro, se ninguém o comeu, ainda marcha

3ª Semana

Tarefas diárias:
- Pôr creme adelgaçante ou anticelulítico ou reafirmante- 2 pontos
- Beber pelo menos 1,5 litros de água - 2 pontos
- Acompanhar pelo menos uma das refeições com salada ou legumes cozidos - 2 pontos
- Comer 2 peças de fruta por dia - 2 pontos
- Comer sopa pelo menos uma vez por dia - 2 pontos
- Publicar o menu - 2 pontos
- Fazer 50 abdominais - 5 pontos
- Fazer 50 agachamentos - 5 pontos
- Fazer 50 flexões (pode ser de joelhos) - 5 pontos

Tarefas semanais:
- Pôr a balança de lado. A tortura vai continuar. Durante a semana só será permitido subir para cima da dita, no dia em que nos pesamos regularmente e quando tivermos que deixar os pontos e o peso. Por isso, no máximo, 2 vezes durante a semana. - 10 pontos para quem conseguir cumprir.
- Fazer 30 minutos de exercício por dia, 3 vezes durante esta semana. O exercício fica ao critério de cada uma. - 30 pontos (10 por dia)

Tarefas especiais:
E durante esta semana vamos pensar em nós, só em nós. Vamos andar lindas, belas e fabulosas. Toca a levantar 15 minutos mais cedo para sairmos de casa fantásticas.
- Cuidados com o rosto. Obrigatório cuidar dele todos os dias. O ideal seria não sair de casa sem maquilhagem. Mesmo que seja só um pouco de rimel e baton. Para quem não costuma usar mesmo nada, pelo menos creme hidratante tem que ser. - 5 pontos por dia
- Usar acessórios. Brincos, colares, pulseiras, lenços, pregadeiras, alguma coisa que nos abrilhante. Pelo menos uma por dia. - 5 pontos por dia

domingo, 2 de maio de 2010

Dia 6

Day 06 - A song that reminds of you of somewhere (Uma canção que te lembra de um lugar)

Loverboy-working for the weekend



Acho que sempre fui uma menina responsável, bem comportada e com muito boas notas (acho que sempre fui a melhor da turma, com excepção dos 2 anos em que estive no Técnico, quando sai e fui para a ESE voltei a ter as melhores notas). Talvez por isso, sempre tive liberdade para fazer o que quisesse e ir onde quisesse. Claro que primeiro tinha que pedir, dizer com quem ia, os horários eram estabelecidos e rigorosamente cumpridos.
A partir dos 16, saía à noite quase todos os fins de semana, às vezes sextas e sábados. A noite começava no Deck, com Martinis. Depois consoante houvesse, ou não, boleia, seguíamos para o News ou ficávamos pelo Bauhaus.
Só houve um sítio que me foi proibido. O 2, no autódromo. Claro que era o destino mais apetecido. Lembro-me bem, às quintas e aos domingos, era dia de inventar dormidas em casas de amigas, testes que exigiam muito estudo em conjunto e trabalhos de grupo inadiáveis.
As raparigas não pagavam. O ambiente era bem chunga. Bola de espelhos a girar, as casas de banho mais porcas que já vi, as entradas constantes da GNR, o vodka-laranja era feito com Tang. Só lá íamos se houvesse um grupo bem grande de rapazes a acompanhar-nos. A música era fantástica.
Esta música lembra-me do 2. A discoteca 2001, no autódromo do Estoril. O único sítio, em toda a minha vida, onde o meu pai me proibiu de ir.

sábado, 1 de maio de 2010

Último dia da 2ª semana

Passei o dia em casa. Dormi e descansei. Estava a precisar.
Elogios não fiz. Só aqueles que faço regularmente aos meus filhos, mas acho que não contam.

Menu
PA - estava a dormir; )
MM - leite com cereais e brigadeiro
A - maçã com bolacha
L1 - meia sandes de pão alentejano com fiambre
L2 - maçã com bolacha
J - salmão grelhado com puré de batata
E pelo meio as malditas amêndoas de chocolate que não têm fim.


Hoje, finalmente, juntei alguma roupa minha e do meu marido para dar. Pus tudo numa banheira de bebé que já não usamos e levei para casa da minha mãe que costuma levar essas coisas a uma Misericórdia aqui perto. Eu sei que ainda tenho que dar uma volta bem maior às coisas, mas foi um princípio. Eu tenho propensão para juntar coisas. Acho sempre que podem vir a ser úteis. Tenho que mudar isso em mim.

HOJE É SEXTA-FEIRA

Day 05 - A song that reminds you of someone (Uma canção que te lembra de alguém)
Paradise by the dashboard light - Meat Loaf



Esta canção lembra-me o meu marido. Era uma das suas preferidas quando começámos a namorar, há mais de 17 anos (metade da minha vida) e não, o meu marido não é parecido com o vocalista. Eu não conhecia a música antes dele ma apresentar, mas fiquei a adorar.

Foi dia bom. Tive direito a festas do Dia da Mãe na escola das pequeninas. Tive direito a telefonema para a escola de pais de meninos que vão entrar e queriam saber o que podem fazer para pedir que os filhos fiquem comigo. E depois da mensagem de ontem da Lilith, que tem sido um exemplo de força, de coragem e uma inspiração em todos os meus dias, o meu ego está realmente em alta.

Hoje fiz exercício. Foi andar mas conta.
Elogiei a capacidade que uma colega teve de organizar uma festa. Foi incansável durante a última semana. Espero que os pais dos seus alunos o reconheçam e sejam capazes de também eles a elogiar.

Menu
PA - leite com cereais
MM - maçã com bolacha
A - salada de alface com vários ingredientes
L - maçã com bolacha
J - sopa, 2 bolachas e brigadeiro
C - acho que ainda vou comer outro brigadeiro