terça-feira, 26 de julho de 2011

Reformular

Acho que já me acalmei e tenho que repensar a minha alimentação.

Eu consegui emagrecer sendo obsessiva com aquilo que comia.
Durante um ano, comi (quase sempre) a mesma coisa:
PA - leite com cereais
MM - fruta com 1 bolacha
A - carne ou peixe com salada ou legumes e 1 iogurte
L - fruta com 1 bolacha
J - sopa

Isto sem petiscos nem dias semanais de disparate (embora fossem permitidos).
Quando eu olho para este menu, acho-o absurdamente escasso, mas o meu organismo só emagrece com uma alimentação deste tipo. É pouco, é de menos, de tal forma que ao fim de um ano neste regime eu me fui abaixo. Não sei se estava a ter um início de esgotamento, uma depressão, que não procurei ajuda, mas só chorava, vivia a vida de uma forma automática e até os meus filhos (os mais velhos) quando falavam comigo começavam por dizer "Oh, mãe não chores mas ..."
Comecei a comer mais, a ter mais apoio da família nas tarefas e hoje sinto-me melhor. Mas engordei 10 quilos. Eu sei que para mim tudo é desculpa para comer e isto, se calhar também foi. Um "esgotamento" não se trata com comida.
Mas dou por mim a menos de uma semana de ir para a praia e o biquíni está fora de questão. Volto a sentir-me mal, de outra forma mas sinto. A roupa aperta-me. Há muita que já não consigo vestir e tenho encontrado conforto na comida, nas quebras das dietas malucas que tenho tentado fazer.
Tenho que encontrar um equilíbrio. Não preciso de pesar 55 quilos, mas tenho que voltar a ter um IMC normas. No máximo 59 e ainda fico rechonchuda.
Não vale a pena ter pressas, a tão pouco tempo de ir de férias, não vou emagrecer 10 quilos numa semana, mas vou ter que voltar a fazer uma alimentação diferente.
Assim, vou voltar ao esquema que fazia antes, mas vou fazer o jantar igual ao almoço (pelo menos durante as férias). Só vou abrir excepções muito raramente. E vou voltar a beber água. Apercebi-me de que não tenho bebido água.

7 comentários:

Sp:) disse...

Ola Maria temos todas os mesmo problemas e queremos todas vencer o mesmo objectivo, tendo forca d vontande e fe a gente vai conseguir nem q seja daqui a 1 ou 10 anos nos vamus vencer esta batalha... boua semana to te seguindo vem m fazer uma visita bijus grandes

Alex disse...

Gosto da postura. e apesar de tb achar o menu pobre, não te diria nada porque cada uma de nos conhece o organismo que tem. e no meu caso, o meu tb só cede quando lhe tiro TUDO e depois começo a repor aos bocadinhos...

Beijinhos e não esqueças da água! Muita... o xixi tem q ser incolor... até lá estás com falta de água no organismo, vale??

Su disse...

balanço necessário para reorganizar estratégias.
Com calma e ponderação.
Beijocas e sobretudo usufrui as férias sem associares isso ao peso.
Diverte-te

Nokas disse...

oi :) se há coisa que aprendi nestes meses todos de dieta frustrada (a minha) é que não adianta fazer muitos planos e estabelecer objectivos milagrosos, mas sim lentamente ir progredindo de forma saudavel, sem nunca voltar atrás, acho que finalmente estou no caminho certo e acho que tu tambem ;) bjks

Sweet68 disse...

Cada um sabe de si, claro, mas eu acho que por muito que queiramos contrariar, a comida está sempre associada a prazer e bem estar. A chave é usar o bom senso e abusar nisto OU naquilo e não nisto E naquili E nacoloutro.

Não sejas tão radical, pode fazer-te bem fisicamente, mas se a parte psicológica não acompanhar do que vale.

Arranja um meio termo que funcione contigo e já sabes, a filosofia do perdido por cem, perdido por mil tem mesmo de ser banida.

Beijo

Ana M disse...

É assim mesmo! E podes não conseguir atingir o peso ideal este verão, mas porque não atingi-lo no outono? Pensa no peso a descer, a sensação de as roupas começarem a ficar + largas.. vai ser óptimo :)
Força nessa mudança!
beijinho

Ana M disse...

É assim mesmo! E podes não conseguir atingir o peso ideal este verão, mas porque não atingi-lo no outono? Pensa no peso a descer, a sensação de as roupas começarem a ficar + largas.. vai ser óptimo :)
Força nessa mudança!
beijinho