quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Regresso às aulas

Teve que ser. Depois de uma noite muito curta, custou-me muito sair da cama e voltar à rotina.
Mas o dia correu bem, depois de reflectir sobre o brinde da Aleinad, só podia correr bem.
Confesso que já tinha saudades dos meus alunos.
Voltei à escola com menos 100g do que na 6ª feira passada, mas toda a gente achou que eu estava muito mais magra. Acho que quando vemos uma pessoa todos os dias nem nos apercebemos das diferenças. Soube bem ouvir elogios.
Tenho um grupo de trabalho muito bom e pelo qual estou muito grata. Todos nos ajudamos e todos sabemos valorizar o que o outro tem de bom, sem excepções. É a primeira vez que isto me acontece. Tenho tido muito boas colegas, mas há sempre alguém mais maldoso que estraga o ambiente, mas este ano isso não acontece. Eu sei que quem não é professor acha que somos uns privilegiados, mas isso não é verdade. Cada vez os miúdos estão mais dificéis, cada vez passamos mais tempo em reuniões ou na escola em tarefas desnecessárias e cada vez mais o trabalho de preparação de aulas (que é o que realmente importa) é feito à noite e aos fins de semana, em horas que roubamos à nossa família. Nem sei contabilizar o número de horas que trabalho por semana. Por isso, estou muito grata pelos colegas que tenho.

5 comentários:

Su disse...

Eu brindo a isso. Não esteja eu de saída da profissão pela falta de condições em que trabalhamos. 16 anos contratada e fui para professora por vocação. Mas estou farta de nos últimos anos nós fazermos tudo menos trabalhar para os alunos (para aquilo que eles realmente precisam). Os colegas levavam-se e os alunos também, nunca foi esse o problema. O excesso de trabalho administrativo e burocrático e o trabalho "para a fotografia/metro" é que não.
Não foi isso que me levou ao ensino e como não benefícia em nada os alunos...não me diz nada.
Bom trabalho, parabéns pelas colegas e parabéns ainda por seres a vencedora do desafio do Carnaval.

Ana disse...

parabens vencedora :D eu ate ia sugerir para organizares o proximo desafio, mas depois de ler o ultimo post percebi que ja tens muito com que te ocupar, eu valorizo os professores,o meu namorado ja deu aulas e tenho uma noção do como pode ser dificil, mas ainda bem que tens um bom ambiente de trabalho para aliviar :) e ja agora és professora de? bjks

Aleinad disse...

eu admiro a tua profissao, é preciso ter mt paciencia e gostar muito do q se faz.
lidar c crianças n é facil principalmente aquelas q n sao educadas e aquelas mais dificeis... enfim :)

bom fim de semana
bjs

Liliane Albino disse...

Oi amiga,obrigada pelo comentário.Minha avó já está bem melhor.Bom retorno as aulas.Beijos!!

Anónimo disse...

Parabéns pelo 1º prémio! E por cuidares das nossas crianças - o futuro de Portugal!