quarta-feira, 3 de março de 2010

Passeio pela burocracia portuguesa

E como eu já sabia, hoje teria que ir ao centro de saúde buscar um atestado, porque em Portugal temos médicos sérios, como a minha médica de família, que diz sempre a verdade e todos os atestados que passa são verdadeiros e cada vez que de lá saio trago uma receita de meio metro com 10 medicamentos diferentes para dar ao miúdo que estiver doente, entre eles anti-histaminicos, anti-inflamatórios, 2 antibióticos diferentes e outros tantos que eu nem sei para que servem (e que nunca chego a comprar). Mas também temos médicos a brincar, que fingem que percebem alguma coisa de medicina, que só prescrevem antibióticos quando é mesmo necessário e que de há uns dois anos para cá passaram a dizer mentiras horrorosas nos atestados médicos que passavam.
Tenho a dizer que o meu centro de saúde está mais organizado. A senhora doutora até me atendeu (eu estava com esperança que me deixassem deixar a declaração do outro médico na secretaria e ir lá depois buscar o atestado). E em duas horas já estava de volta a casa com a tal receita de 10 medicamentos (já está no lixo) e com o tal papel que me permite não mandar a minha filha para a escola com 39º de febre ou como alternativa, deixá-la sozinha em casa. Graças ao nosso governo, lá fui eu tirar a vez a quem realmente precisava de uma consulta e sujeitar a miúda a ir para a rua doente.
Por acaso, desta vez, a miúda nem tinha sido vista pelo pediatra dela, que estava doente, mas foi vista por um bom profissional, que agiu como o outro costuma fazer.
Eu nem tenho que passar por isto muitas vezes, pois tenho a minha mãe e o meu marido com um horário bastante flexível e apesar dos miúdos irem ficando doentes (são 3, no Inverno há sempre um com qualquer coisa), é muito raro eu faltar ao serviço. Mas desta vez teve que ser e sempre que tem que ser, é este Carnaval. Melhor ainda, no centro de saúde temos que começar por marcar consulta para o miúdo doente, a médica pode autorizar ou não a marcação (desta vez autorizou, da última, já foi em 2008, na secretaria disseram logo que não, nem lhe perguntaram e tive que fazer um escabeche, estava eu muito grávida, com duas crianças de 2 e 5 anos e nem sequer perguntavam à médica?). Depois esperamos, esperamos e vamos à consulta da criança e se tiver que ficar em casa, a médica autoriza a marcação para uma consulta para a mãe. Depois voltamos para a fila da secretaria (geralmente com os miúdos doentes, mal dispostos e a precisar de cama) e marcamos a consulta da mãe. Depois esperamos, esperamos, somos novamente chamados para a médica passar o atestado que como é passado à mãe, só o pode fazer depois do computador saber que a mãe também tem consulta.
Desta vez, depois de eu muito insistir e de fazer a senhora da secretaria ver que a miúda estava a arder em febre e que era óbvio que ia precisar de ficar em casa com alguém, ela lá acedeu a marcar logo a minha consulta também.
Quando eu estava grávida do meu primeiro filho, trabalhava no privado e por isso, o meu obstetra não me podia passar nem sequer as requisições de exames ou análises. Ou seja, eu ia à consulta com o meu médico (geralmente conseguia marcar fora do meu horário de trabalho), mas depois, faltava um dia inteiro à escola para ir pedir as requisições à médica de família, porque na altura, no meu centro de saúde, só havia consultas do dia, não era possível marcar com antecedência. Essas consultas tinham que ser marcadas no próprio dia de manhã, mas a médica só dava consultas à tarde. Como eu trabalhava longe de casa, era um dia inteiro de trabalho perdido.
Desculpem o desabafo e o tamanho do post mas acho esta situação absolutamente ridícula.

7 comentários:

Cris disse...

Infelizmente Maria ... é a saude que temos. Mais complicado se torna quando se trata dos nossos Filhos e da sua saúde.
Por diversas xs tb já passei por situações assim e até mais graves, que só se resolveram quando eu disse que queria reclamar...

Temos de falar, reclamar, ficar calado não nos leva a lado nenhum e o sistema não avança.

Beijokas e as melhoras

Aleinad disse...

as melhoras para a tua filhota...

bjs

Ana disse...

absolutamente compreensivel, a tua necessidade de desabafar, uma pessoa até fica cansada com tanta burocracia, mas se ja esta resolvido é o que interessa! bjks

mllissa disse...

Uau 3 filhos, tambem quero 3 ou 4...mas ter filhos tem dessas coisas e só quem passa é que sabe. Quando o meu segundo nasceu quase enlouqueci no centro de saúde só por causa das vacinas, foi + ou - como dizes, papel para lá, papel para cá, correr mais não sei quantos serviços publicos e tudo com a criança atrás e sempre que ia lá tinha vontade de matar a senhora que me atendia e só inventava porcarias...isto só para um recém nascido levar as vacinas.
Espero que a tua filha melhore rápido, rápido.

SRA disse...

Sabes que eu sinto isso. Como mãe trabalhadora sinto-me frustada com o serviço publico de saude em Portugal. Só funciona para quem não trabalha e pode passar horas e dias no Centro e Saude.

Kilos de mim disse...

É sempre um filmes estas situaçoes, tao pouca coisa que funciona devidamente neste país.. uma tristeza!

beijinhos

Gatinha disse...

Há coisas que neste país são uma miséria,realmente. Espero que a tua menina já esteja melhor. A minha tb teve escarlatina qd era pequena, se for logo tratado não é grave, só muito incómodo.
*